sexta-feira, 25 de setembro de 2009

REMOÇÃO DE MANCHAS II ( Eletrolux)


É possível que determinadas manchas não sejam eliminadas com água e sabão. Aconselhamos, portanto, cuidados especiais antes da lavagem:

Sangue: Enxágue com água fria, esfregue com sabão e lave normalmente.

Gordura: Aplique talco sobre a mancha, espere alguns minutos, retire o excesso de talco e lave normalmente.

Ferrugem: Aplique mistura de sal e limão ou produto específico contra ferrugem, deixe agir por alguns minutos e lave normalmente. Nas manchas antigas, a estrutura do tecido pode ter sido atacada e rasgar mais facilmente.

Mofo: Para roupas brancas resistentes a cloro, lave com alvejante. Para roupas coloridas e não resistentes a cloro, lave a região manchada com leite.

Tinta esferográfica: Coloque a região manchada sobre tecido absorvente, umedeça com alcool (exceto em seda artificial), esfregue com escova e lave normalmente.

Batom: Aplique acetona (exceto em seda artificial) ou alcool sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e lave normalmente.

DICAS DE LAVANDERIA (Eletrolux)



*Antes de colocar a roupa na máquina feche os botões de pressão e zípers, reforce os botões demasiadamente frouxos ou retire-os. Não se esqueça de costurar os rasgos, furos e desfiamentos de tecidos.

*Antes de colocar a roupa na máquina remova ganchos de cortinas e objetos dos bolsos (pregos, alfinetes, clips, parafusos, moedas, etc..). Eles podem causar sérios danos à lavadora e às roupas.

*Lave somente tecidos que permitam o uso em lavadoras seguindo as instruções indicadas nas etiquetas das roupas.

*Selecione o programa de lavagem de acordo com o tipo de tecido e o grau de sujidade.

*Roupas brancas e coloridas devem ser lavadas separadamente para evitar transferência de corantes entre as peças, manchando-as e gerando fiapos.

*Roupas de lã devem ser sempre lavadas separadamente, em água fria, sem centrifugação.

*Nunca utilize alvejante ou água sanitária em roupas coloridas, independente do tipo de tecido.

*Roupas de lã, seda, couro, poliuretano ou lycra-elastano, nunca deverão ser lavadas com alvejante, mesmo as de cor branca.

*Não deixe que a roupa permaneça suja por muito tempo antes de lavar, sobretudo se estiver úmida. Roupas úmidas produzem mofo e mau cheiro. Manchas causadas por mofo são de difícil remoção.

*Antes de colocar na lavadora roupas com manchas difíceis, aplique primeiro um tira-manchas adequado.

*Não lave tecidos que estejam impregnados com produtos derivados de petróleo. Remova-os do tecido antes de colocar na lavadora.

*Não sobrecarregue a lavadora com roupas em excesso. Siga as quantidades máximas de roupas recomendadas de acordo com o tipo de tecido.

*Não use produtos químicos próprios para lavagem a seco.

*Use sabão em pó de boa qualidade, na quantidade recomendada no manual.

*Punhos e colarinhos de camisas que acumulam sujeira facilmente, devem ser pré-lavados à mão, antes de irem para a lavadora.

*Para verificar se a roupa desbota, umedeça uma parte da roupa, coloque um pedaço de tecido branco sobre a área umedecida e passe com ferro quente. Se a cor do tecido manchar o tecido branco, ela desbota.

*Lave separadamente roupas de algodão e linho, das roupas de material sintético (nylon, elastano, etc...), pois cada tipo de tecido requer uma lavagem diferente (ver Tabela de Programas do painel de controle da Lavadora).

domingo, 13 de setembro de 2009

10 RAZÕES PARA VOCÊ LARGAR O CIGARRO AGORA( Kátia Deutner)


Envelhecimento cutâneo, doenças, dentes amarelos: não faltam motivos para deixar o fumo de lado
Nem o risco de criar mais rugas, deixar os cabelos mais opacos ou ficar doente faz com que muitas brasileiras abandonem o vício do cigarro. Bom, pelo menos este é o resultado de uma pesquisa recente feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que aponta que as mulheres têm mais dificuldades de largar o fumo do que os homens.
O estudo aponta que, além da dependência química, elas têm uma relação afetiva com o cigarro, que acaba sendo um remédio e um companheiro para tristezas e estresse. Mas o problema não acaba por aí: tanto o hábito de fumar quanto a interrupção do vício podem provocar a depressão – o que torna mais difícil ainda abandonar o cigarro.
Mas, com apoio, deixar de fumar é possível. Para ajudá-la a tomar essa decisão, listamos dez razões para largar o cigarro agora.


1. Risco de morte. Parece óbvio, mas quando quantificamos o estrago, entende-se a extensão do perigo: cerca de 10 mil de pessoas morrem por dia por causa do fumo, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ter uma ideia, é como se Portugal sumisse do mapa a cada ano. E esqueça aquele papo de “mas meu tio fumou a vida inteira e morreu de velho!”. “Algum parente seu fumou muito tempo e não teve nada? Sorte a dele. Ninguém é igual e a maioria pode sim ter complicações devido a fumaça do tabaco”, alerta o médico pneumologista Valfredo Budin.

2. Danos à saúde do seu filho. Fumantes passivos em ambientes fechados correm um risco de 30% a mais de contrair câncer de pulmão e têm 24% de chances a mais de ter infarto. Já os bebês são cinco vezes mais propensos a ter morte súbita sem causa aparente.

3. Câncer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o cigarro está relacionado com os cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pulmão, estômago, bexiga urinária, pâncreas, fígado, colo uterino, cólon, reto e até de mama. “O câncer de pulmão frequentemente é diagnosticado em um estágio avançado, proporcionando aos pacientes uma expectativa potencial de vida de oito a dez meses”, sentencia o médico oncologista Artur Katz.

4. Varizes nas pernas. “O cigarro enfraquece a parede da veia, propiciando a dilatação e a formação de varizes. Isso sem contar que aumenta a coagulação sanguínea, causando risco de trombose, sobretudo se associado ao uso de pílula anticoncepcional ou outro tipo de tratamento hormonal”, explica Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular.

5. Envelhecimento precoce. “Fumar faz com que a elasticidade da pele diminua, dando um aspecto mais envelhecido”, comenta a ginecologista Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, no Rio de Janeiro. Isso sem contar que as unhas e os cabelos ficam quebradiços.

6. Complicações na gravidez. “Fumar durante a gestação aumenta o risco de aborto e parto prematuro, além disso, o recém-nascido de uma fumante fica mais irritadiço devido a crise de abstinência da nicotina que era absorvida através da placenta”, alerta a ginecologista.

7. Manchas nos dentes. “O efeito do alcatrão, da nicotina e de outros produtos tóxicos encontrados nos cigarros amarelam e causam manchas dentais. E não é só: quem fuma tem quatro vezes mais chances de contrair periodontite (doença que causa a destruição do osso que sustenta os dentes)”, diz Mario Kruczan, dentista especializado em periodontia e prótese dental. O cigarro está relacionado ainda com tártaros, mau hálito, alteração do paladar e até mesmo mudança no alinhamento dentário e perda dos dentes.

8. Doenças respiratórias e infecções pulmonares. O tabagismo é a principal causa de problemas cardiovasculares e respiratórios. “Em torno de 25% dos fumantes desenvolverá a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, em algum momento da vida. As lesões no tecido pulmonar causadas pelo cigarro são irreversíveis, mesmo que a pessoa tenha parado de fumar há muitos anos”, afirma o pneumologista José Jardim, professor da Faculdade de Medicina da Unifesp.

9. Infertilidade. Homens e mulheres que querem engravidar devem ficar longe do cigarro, que está associado à diminuição dos óvulos, à perda da função reprodutiva e à antecipação da menopausa. “Com relação aos homens, o fumo é responsável por uma relevante diminuição na contagem dos espermas, além de um aumento de espermas defeituosos”, afirma a ginecologista Silvana Chedid, especialista em Reprodução Humana.

10. Multa. Em muitas cidades brasileiras, fumar em local fechado dá prejuízo para o bolso. A multa é em dinheiro para o estabelecimento que permitir o cigarro e, em caso de reincidência, poderá ser interditado por até um mês. Em São Paulo, o primeiro flagrante custa R$ 792,50.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CUIDADOS COM OS SAPATOS (Elmo calçados)


Limpando sapatos de couro - Quando muito sujo ou úmido, espere-o secar para escová-lo e remover assim toda a sujeira ou lave-o com sabão especial para couro. Use sempre cera ou graxa condizente com a cor do sapato, espere alguns minutos para que a mesma penetre e depois use um pano limpo, seco e macio para lustrar.


Limpando sapatos de camurça- Com os sapatos bem secos escove-os bem retirando todo o excesso de sujeira. Retire a sujeira com uma esponja molhada com água e sabão suave, se a sujeira estiver muito entranhada, utilize xampu para camurça seguindo as instruções do fabricante.


Como limpar sapatos de lona e tênis - Escove bem os sapatos assim que estejam secos. Lave a sujeira com água e sabão com uma escova ou coloque os sapatos dentro de uma fronha e lave-os na máquina.


Como guardar os sapatos - Para evitar que os sapatos deformem encha-os com papel de seda ou jornal e arrume-os em caixas ou sacos para protegê-los do pó e de possíveis esfoladelas. Não use sempre os mesmos sapatos. Você os conservará durante mais tempo e em melhor estado se puder colocá-los de lado de vez em quando.


Como conservar seus sapatos - Mande pôr saltos novos antes que os velhos estejam totalmente gastos. Mantenha-os sempre limpos, engraxados e bem guardados