sábado, 8 de maio de 2010

13 DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA





1. Seja otimista: sua memória sempre pode melhorar!

2. Reflita sobre os acontecimentos, analise-os e avalie como você acessa a informação.

3. Deixe de evitar atividades que dependam de memorização. Prove a você mesmo que sua memória pode funcionar bem.

4. Aprenda a desfiar a memória de forma lúdica. Tente, por exemplo, memorizar alguns itens da sua lista de compras. Comece com quatro itens, e a cada semana escolha uma categoria – os produtos de higiene pessoal, por exemplo. Aumente o número de itens a memorizar, usando categorias variadas, como, por exemplo, o que deve ser comprado que começa com a letra “C”.

5. Faça associações variadas e esquisitas. Use a imaginação para associar nomes, idéias e palavras. Forme rimas e cadeias de palavras rimadas durante certo tempo. Depois desafie sua memória, repetindo tudo.

6. Incorpore mudanças na rotina diária. Escolha um caminho novo para voltar do trabalho, mude de lugar à mesa na hora das refeições.

7. Ao se deitar para dormir, recorde-se de todas as coisas que fez durante o dia, detendo-se mais tempo nas prazerosas. Depois procure lembrar-se delas em ordem inversa, parando outra vez nas que mais lhe agradaram.

8. Preste mais atenção às informações que recebe. Caso contrário, os mecanismos naturais de fixação Não funcionam. Reparar nos detalhes, nos gestos e nas expressões faciais do interlocutor ajuda a recordar rostos, nomes e ocasiões.

9. Durma bem, no mínimo 6 horas por noite, pois a fixação de novos dados se consolida durante o sono.

10. Pratique atividades que exijam concentração e raciocínio. Fazer palavras cruzadas em nível crescente de dificuldade e entreter-se com jogos como xadrez e damas, nos quais se é obrigado a formar estratégias de antecipação, são atividades que estimulam a capacidade mental.

11. Mantenha a lógica em suas tarefas diárias, procurando organizá-las de acordo com critérios de prioridade. E lembre-se: nem tudo deve ser prioridade em seu dia-a-dia.

12. Evite ao máximo ligar o “piloto automático”. Preste atenção a tudo o que faz, aos detalhes do que está à sua volta e do que lhe acontece.

13. Use a agenda. Assim, você pode registrar números, datas e compromissos diários sem sobrecarregar sua memória.

Fonte: IG, por Ana Alvarez

0 comentários: