Uma das coisas mais chatas e incômodas para as nós mulheres e chegar no meio da semana com as unhas (que estavam tão bonitas no início), perdendo o brilho e descascando o esmalte. Isso pode ter vários motivos desencadeadores. O que não faltam são ideias e sugestões para evitar que o esmalte descasque. Mas será que dão certo mesmo? Será que são seguras?
Conheça os principais truques para as unhas, confira se eles funcionam e tire algumas de suas dúvidas!
1. Lixar a superfície das unhas ajuda a evitar que a unha descame?
Não, isso pode enfraquecê-las ainda mais.
Na verdade, lixar a superfície das unhas pode funcionar a curto prazo. "Mas a médio e longo prazo, isso deixa as unhas mais finas e, portanto, mais fracas", explica a dermatologista Carla Albuquerque. Isso porque lâmina das unhas acaba sendo alisada e afinada, ficando mais suscetível a se quebrar ou descamar.
2. Investir em bases fortalecedoras pode ser uma saída?
Depende da causa da quebra.
Tudo depende da base! Ainda assim, muitos dermatologistas não acreditam na eficácia da base. Algumas delas contêm elementos que podem ajudar. "Existem bases com ativos que fortalecem as unhas, como silício, pantenol, vitamina E até mesmo o formaldeído", considera Carla Albuquerque. Porém, dependendo da situação, principalmente se for um problema de fraqueza da unha mesmo, outros tratamentos são indicados. "O mais recomendado é usar medicações orais e hidratação noturna quando a queixa são unhas fracas", ensina Tatiana Gabbi.
3. Usar acetona pode prejudicar a fragilidade das unhas?
Sim, o composto realmente pode prejudicar.
A acetona realmente pode causar mais fraqueza, principalmente quando abusamos dela para retirar os esmaltes. "Quantidades altas de acetona para a remoção podem prejudicar ainda mais a fragilidade já presente", considera Tatiana Gabbi. Nesses casos, vale investir em outros produtos para remoção da pintura das unhas, que podem preservá-la melhor, mas sempre com a recomendação de um dermatologista.
4. Misturar uma supercola ao esmalte é uma boa solução?
Não, fazer isso pode inclusive prejudicar sua saúde.
Esse tipo de mistura é super perigoso. "Isso pode causa alergia de contato, pois essas substâncias são corrosivas e não foram feitas para entrar em contato direto com a pele", explica a dermatologista Roberta Bibas, da Clínica Bibas e membro da SBD. Mesmo que você não seja alérgico a um dos componentes da cola ou a coloque em pequena quantidade, outros problemas podem aparecer, até porque, ela pode requerer grandes quantidades de acetona para ser retirada das unhas.
5. Deixar as unhas tomarem um ar ajuda a fortalecê-las?
Sim, usar esmalte direto pode prejudicar a saúde das unhas.
Por mais que a queratina das unhas esteja morta, ela ainda precisa de cuidados. "O uso excessivo de esmaltes pode levar a unhas desidratadas, o que pode causar o enfraquecimento das mesmas", explica a dermatologista Carla. Por isso mesmo, a especialista indica o uso de esmaltes por seis dias na semana e depois o descanso por um dia. Ou, logo que elas descamarem, já tome providências. "Após a descamação de parte do esmalte é recomendado remover o restante e hidratar as unhas até poder refazê-las no salão ou em casa", explica Tatiana Gabbi.
6. Pintar com camadas mais grossas ajuda o esmalte a ficar mais fixo nas unhas?
Nem sempre, depende do motivo da curta durabilidade do esmalte.
7. A cobertura do extra brilho ajuda a manter o esmalte por mais tempo?
Depende dos hábitos da pessoa e do que causa a descamação.
8. Limpar o esmalte só nas pontinhas das unhas ajuda a durar mais?
Depende.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/
Profissionais citados: Carla Albuquerque, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) / Roberta Bibas, dermatologista da Clínica Bibas e membro da SBD / Tatiana Gabbi, membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD) e Cirurgia Dermatológica (SBCD).
0 comentários:
Postar um comentário